Nossa História

No final da década de 80, quando os produtores rurais de Santo Antônio do Monte não conseguiam sequer um talão de cheques para movimentar seu dinheiro, surgiu a idéia da fundação de uma cooperativa de crédito. Liderados pelo então diretor comercial da Coavil Luis Antônio Santos Bolina, reuniram no dia 30 de setembro de 1991 um grupo de vinte e sete produtores rurais para a fundação da Cooperativa de Crédito. Eles buscaram na cidade de Iguatama, através do senhor Ézio e da Creditama, o suporte técnico e as orientações necessárias para a parte burocrática. E no dia seis de outubro de 1991 fizeram a reunião de constituição da Cooperativa de Crédito Rural de Santo Antônio do Monte Ltda – Credimonte. A primeira diretoria executiva escolhida dentre os vinte e sete fundadores foi composta pelos senhores Luis Antônio Santos Bolina como diretor presidente, Getúlio Batista de Oliveira como vice presidente e Eli Célio de Menezes como diretor secretário.

Após um período de estruturação, no dia dois de fevereiro de 1992 é inaugurada a primeira agência da Credimonte. A agência funcionava em um pequeno espaço anexo à Coavil (Cooperativa dos Avicultores de Santo Antônio do Monte), com apenas 04 funcionários. Algumas curiosidades marcaram a estruturação da agência, como a aquisição do primeiro computador, uma revolução para a época. Em valores atuais, seu preço equivalia a um carro popular zero quilômetro. O dinheiro para a sua aquisição foi emprestado pelo então vice presidente senhor Getúlio Batista de Oliveira e pela Coavil.
Rapidamente surgiu a necessidade de que a agência fosse transferida para o centro comercial da cidade, mais próxima da população. Então ela foi transferida para a rua Américo Portela. Mas o espaço ainda era muito pequeno, e algumas reuniões da diretoria chegaram a acontecer debaixo do poste na esquina do hotel Alvorada.

Nessa época, o senhor Mário Luis Gonçalves iria iniciar a construção de um prédio na praça Benedito Valadares, e o então vice presidente Getúlio Batista, compadre do Senhor Mário, o procurou pedindo a preferência no aluguel da loja. A inauguração aconteceu no dia 18/02/1994.

Em 1995 sai da diretoria o senhor Getúlio, e entra o senhor Francisco Vicente de Souza. E em 1999, após o pleito eleitoral, a nova diretoria fica composta pelo senhor Luis Antônio como diretor presidente, Eli Menezes como diretor administrativo, e o senhor Dario de Castro como diretor financeiro. Essa formação prevaleceu até o ano de 2016, quando o Sr. Luis Antônio deixou a presidência do Conselho de Administração.

A Credimonte cresceu, a equipe de colaboradores aumentou, e junto com a cooperativa a cidade também cresceu. E um novo centro comercial começou a se formar na Avenida Francisco Teotônio de Castro, no bairro São Lucas. Surge então a idéia de se abrir mais uma agência, para que a cooperativa estivesse sempre próxima de seus associados. E no dia 11/06/2001 é inaugurada a agência São Lucas da Credimonte.

No ano de 1998 o Banco Itaú adquiriu o Bemge, que era a única instituição financeira que atendia a cidade vizinha de Pedra do Indaiá. E em 2001 o Itaú manifestou que não tinha interesse em manter a agência naquela cidade. Por iniciativa do Diretor Presidente Luis Antônio, apoiado pelos diretores e conselheiros, num período de pouco mais de um mês o Sicoob Credimonte inaugurou a agência em Pedra do Indaiá. A inauguração aconteceu dia 19/06/2004.
Neste intervalo de tempo diversas outras cooperativas foram constituídas no Brasil. E o cooperativismo de crédito cresceu. Mas cada cooperativa tinha a sua identidade visual própria. Era necessário que todas se unissem, e criassem uma identidade única e forte. Surge então o Sicoob Credimonte, a marca da nossa união.

A Credimonte sempre cresceu paralelamente ao cooperativismo de crédito no Brasil. E o Sistema Sicoob é um dos grandes responsáveis pelo reconhecimento do segmento no país. Sempre buscando estar de acordo com o que há de mais moderno no país, o Sicoob criou no ano de 2010 a nova marca, que representa a consolidação do cooperativismo na economia moderna.

No final do ano de 2013, o Sicoob Credimonte foi procurado pelo Sr. Geraldo Cardoso Lamounier, então prefeito de Camacho, cidade a 70km de Santo Antônio do Monte. Ele trazia a notícia que a agência Sicoob daquela cidade estava prestes a fechar. O Sicoob Credifor, então detentor daquela praça, não tinha mais interesse em manter aquela agência, e a cidade ficaria sem nenhuma agência de instituições financeiras. Foi então que o Sicoob Credimonte, sensibilizado com a necessidade de atender aquela comunidade, e vislumbrando o potencial de mercado daquela região, assumiu a agência de Camacho, no mês de fevereiro de 2014.

A região Centro-Oeste de Minas Gerais é uma das regiões mais tradicionais de Minas Gerais no que diz respeito ao Cooperativismo Financeiro. Todas as cidades da região contam com agências de cooperativas do Sicoob, e em função de um acordo entre as cooperativas filiadas ao Sicoob Central Crediminas, não podem haver mais de uma cooperativa da mesma central em uma mesma cidade. Isto acabou limitando o crescimento do Sicoob Credimonte. Até que, após uma série de estudos e uma criteriosa avaliação de potencialidades, no ano de 2018 o Sicoob Credimonte recebeu do Banco Central do Brasil a autorização para ampliar sua área de atuação para Belo Horizonte.

Esta conquista só foi possível graças à robustez dos números do Sicoob Credimonte, que fazem da cooperativa uma instituição bem administrada, e capaz de trabalhar com este novo cenário. Contudo, o Conselho de Administração do Sicoob Credimonte adotou um direcionamento estratégico para este projeto de expansão diferente das outras cooperativas. Desde o início, não era interesse da cooperativa ir para BH e simplesmente abrir uma “porta pra rua”, e concorrer com instituições financeiras já tradicionais naquela praça. O Sicoob Credimonte optou por buscar parcerias, e atuar com públicos mais segmentados.

Seguindo este direcionamento, em novembro de 2018 o Sicoob Credimonte inaugurou seu Escritório de Negócios dentro do Dynamo Coworking, na Avenida João Pinheiro, 274, no bairro de Lourdes. Este Escritório de Negócios é um modelo diferenciado de atendimento, onde não existem caixas eletrônicos, caixas físicos nem transações financeiras. É um modelo voltado para os públicos PJ e alta renda, com atendimentos diferenciados. Diferente do modelo tradicional de agência, este escritório possui uma estrutura física enxuta, e alta taxa de retorno. Grande empresas da capital mineira já são associadas do Sicoob Credimonte no nosso escritório de negócios.

Ainda no início da busca por parceiros para viabilizar agências segmentadas em BH, o Sicoob Credimonte foi apresentado à CUFA – Central Única das Favelas. Esta ONG presente em todos o território nacional, e com influências em mais 17 países, tem como foco do seu trabalho a promoção da inclusão e valorização das pessoas das favelas brasileiras, levando melhorias para estes locais e seus habitantes. Logo de imediato foi percebida uma sinergia muito grande entre os propósitos do CUFA e do Sicoob Credimonte, e aí iniciou um estudo de possibilidades que veio a culminar com a abertura da agência do Sicoob Credimonte na favela Alto Vera Cruz, em Belo Horizonte. De forma visionária, o Sicoob Credimonte abriu a primeira agência de uma instituição financeira dentro de uma favela de BH, numa região com cerca de 70 mil habitantes e até então sem nenhuma instituição financeira.

Atualmente o Sicoob Credimonte conta com a sua agência matriz na Avenida Coronel Amâncio Bernardes e agência São Lucas na avenida Francisco Teotônio de Castro em Santo Antônio do Monte. Na cidade de Pedra do Indaiá, a agência funciona na Rua Nova. Na cidade de Camacho estamos localizados na Rua José Arantes. E em Belo Horizonte estão o Escritório de Negócios na Avenida João Pinheiro em Lourdes, e a agência Alto Vera Cruz na Rua Desembargador Saraiva, no Alto Vera Cruz. É interesse do Sicoob Credimonte ampliar ainda mais a sua área de atuação, para isto, encontra-se em fase de estudos um Projeto de Expansão, para que tudo ocorra de forma bem planejada e estruturada.

Sede Própria
É comum entre as instituições financeiras que suas agências não sejam imóveis próprios, e sim alugados. Desta forma entende-se que o dinheiro que seria imobilizado pode circular, gerando mais riquezas. Contudo, as sedes das instituições são imóveis mais robustos e planejados, que devem ser capazes de suportar toda a infraestrutura e logística da instituição. Além das questões estruturais, a sede própria é um patrimônio da instituição, que no caso das cooperativas, compõe o patrimônio dos associados, agregando mais valor também à imagem da instituição. Depois de 27 anos de sua fundação, finalmente o Sicoob Credimonte inaugurou em outubro de 2018 a sua sede própria, motivo de muito orgulho não só para a cooperativa, mas para toda a comunidade santoantoniense.

Governança Cooperativa
No ano de 2015, o Sicoob Credimonte aderiu à nova Governança Cooperativa, proposta pelo Banco Central para as cooperativas de crédito. Com esta mudança, a diretoria da cooperativa deixa de ser eleita, e passa a ser contratada. Quem são eleitos, e representam os associados nas decisões da cooperativa são o conselho de administração e o conselho fiscal.
A atual composição dos conselhos e diretoria do Sicoob Credimonte é a seguinte:

Conselho de Administração:
Antenógenes Antônio da Silva Júnior – Presidente do Conselho de Administração
Dario de Castro – Conselheiro de Administração
Sidney Bolina Azevedo – Conselheiro de Administração
Juares Bernadete de Oliveira – Conselheiro de Administração
Ivane de Oliveira Bolina – Conselheiro de Administração
Joel da Silva Coelho – Conselheiro de Administração

Conselho Fiscal Efetivo:
Amâncio Rosenvald do Couto – Conselheiro Fiscal Efetivo
Hilton Antônio Gonçalves – Conselheiro Fiscal Efetivo
Jacques Allisson do Couto e Silva – Conselheiro Fiscal Efetivo

Conselho Fiscal Suplente:
Dênio Rubens Santos – Conselheiro Fiscal Suplente
Reginaldo Rodrigues Teixeira – Conselheiro Fiscal Suplente
José Carlos Andrade – Conselheiro Fiscal Suplente

Diretoria Contratada:
Márcio de Oliveira Nazário – Diretor Administrativo
Sérgio José Leopoldo de Oliveira – Diretor Financeiro
Eli Célio de Menezes – Diretor de Controles e Riscos
Leandro Meirelles Tavares – Superintendente

É o Sicoob Credimonte crescendo com você associado e sempre buscando as melhores maneiras de atender às necessidades da nossa comunidade. Sicoob Credimonte, sempre por você!